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quarta-feira, junho 08, 2011

UMA AJUDINHA PARA AS PROVAS TEMA 7

CULTURA ORGANIZACIONAL


RESPOSTA PARA DOIS PROBLEMAS:

- ADAPTAÇÃO AO AMBIENTE EXTERNO
- INTEGRAÇÃO INTERNA

       A compreensão da cultura é a forma de analisar como os grupos interagem interna e externamente.
       O estudo da cultura visa compreender os elementos visíveis e invisíveis de uma organização.
      Os novos funcionários devem entender a cultura da empresa e se moldar a ela para que possam "sobreviver" dentro da empresa.
       A cultura na empresa se divide em sub-culturas conforme a empresa se departamentaliza.
      
      OS ELEMENTOS MAIS COMUNS DA CULTURA ORGANIZACIONAL

       - VALORES: A filosofia da empresa.
       - HISTÓRIAS E MITOS: Contos ou histórias reais ou não narrados por funcionários da empresa.
       - CRENÇAS: O que é tido como verdadeiro.
       - CERIMÔNIA E RITOS: festas oferecidas pela empresa que se tornam tradição.
       - HERÓIS: Pessoas que fazem ou fizeram história dentro da empresa.
       - TABUS: Tudo que é tido como não permitido.
       - NORMAS: Regras que guiam o comportamento dos funcionários.
       - SÍMBOLOS: Tudo que lembre a empresa logomarca, cores.

CONTRUÇÃO DA CULTURA

       Os costumes e as tradições se iniciam com os fundadores da organização, são eles a força criadora da cultura.
       É DIVIDIDO EM 3 ETAPAS:

       - 1º ETAPA: Só é contratado funcionários que pensem como os fundadores.
       - 2ª ETAPA: Doutrinação dos funcionários.
      - 3ª ETAPA: O comportamento do fundador é uma referência para os funcionários.

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