CULTURA ORGANIZACIONAL
RESPOSTA PARA DOIS PROBLEMAS:
- ADAPTAÇÃO AO AMBIENTE EXTERNO
- INTEGRAÇÃO INTERNA
A compreensão da cultura é a forma de analisar como os grupos interagem interna e externamente.
O estudo da cultura visa compreender os elementos visíveis e invisíveis de uma organização.
Os novos funcionários devem entender a cultura da empresa e se moldar a ela para que possam "sobreviver" dentro da empresa.
A cultura na empresa se divide em sub-culturas conforme a empresa se departamentaliza.
OS ELEMENTOS MAIS COMUNS DA CULTURA ORGANIZACIONAL
- VALORES: A filosofia da empresa.
- HISTÓRIAS E MITOS: Contos ou histórias reais ou não narrados por funcionários da empresa.
- CRENÇAS: O que é tido como verdadeiro.
- CERIMÔNIA E RITOS: festas oferecidas pela empresa que se tornam tradição.
- HERÓIS: Pessoas que fazem ou fizeram história dentro da empresa.
- TABUS: Tudo que é tido como não permitido.
- NORMAS: Regras que guiam o comportamento dos funcionários.
- SÍMBOLOS: Tudo que lembre a empresa logomarca, cores.
CONTRUÇÃO DA CULTURA
Os costumes e as tradições se iniciam com os fundadores da organização, são eles a força criadora da cultura.
É DIVIDIDO EM 3 ETAPAS:
- 1º ETAPA: Só é contratado funcionários que pensem como os fundadores.
- 2ª ETAPA: Doutrinação dos funcionários.
- 3ª ETAPA: O comportamento do fundador é uma referência para os funcionários.
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