ESCOLA JAPONESA
O Japão foi arrasado na segunda guerra mundial e por ser escasso em recursos naturais sobrevive através de importações de produtos. Nessa época sua indústria era deficiente e produzia bens de baixa qualidade.
A presença de consultores americanos, como Deming, levou ao Japão melhoras na sua indústria.
Segundo Deming era preciso ter FOCO NO CONSUMIDOR, IMPORTÂNCIA DE SE PENSAR PREVENTIVAMENTE e NECESSIDADE DE ENVOLVER A ALTA ADIMINISTRAÇÃO.
A prática dos ensinamentos da Qualidade em pouco tempo ameaçam as indústrias ocidentais.
Deming juntamente com Shewhart desenvolveu o CICLO PDCA, PLAN, DO, CHECK E ACTION.
Corrente de Clientes criada por Deming: CADA ETAPA ANTECEDENTE SERVE A ETAPA SEGUINTE COM A LÓGICA DE QUE A ETAPA SEGUINTE É O SEU CLIENTE NO PROCESSO.
IDEIAS ORIENTAIS X IDEIAS OCIDENTAIS
JUST IN CASE ( EMPURRA ) X JUST IN TIME (PUXA)
VERTICALIZAÇÃO NA PRODUÇÃO X PRODUÇÃO ENXUTA
POUCA PREOCUPAÇÃO COM O DESPERDÍCIO X PREOCUPAÇÃO COM O DESPERDÍCIO
ALTA QUALIDADE = PREÇOS ALTOS X ALTA QUALIDADE COM PREÇOS JUSTOS
SEM ENVOLVIMENTO DA ALTA ADM. X COM O ENVOLVIMENTO DA ALTA ADM.
PILARES DO SISTEMA TOYOTA
- ELIMINAÇÃO DE DISPERDÍCIO
- FABRICAÇÃO COM QUALIDADE
- PARTICIPAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS
O MODELO JAPONÊS SE TORNOU UMA REFERÊNCIA PARA TODAS AS EMPRESAS!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Adoraria ter sugestões de assuntos!