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quarta-feira, fevereiro 23, 2011

HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO Continuação...

INFLUÊNCIA DA IGREJA CATÓLICA

 

Através dos séculos, as normas administrativas e os princípios de organização pública foram se transferindo das instiruições dos Estados para as instituições da Igreja Católica. A estruturação hierarquica da igreja é tão simples e eficiente que sua enorme organização mundial pode operar sob o comando de uma só cabeça executiva o Papa. Essa estrutura serviu de modelo para as organizações.


INFLUÊNCIA MILITAR




A Organização Militar influenciou o aparecimento das Teorias da Administração. O princípio da unidade de comando é o núcleo das organizações militares. A escala hierárquica, é um aspecto típico da organização militar utilizado em outras organizações. Ainda na época do Napoleão cada general chefiava a totalidade dos soldados. Com as guerras de maior alcance e de âmbito continental, o comando exigiu novos planejamentos  ou seja ele passou a ser centralizado do comando e descentralizado quanto a sua execução.

INFLUÊNCIA DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL



A Revolução Industrial teve início na Inglaterra quando James Watt inventou a máquina a vapor. Junto com a revolução surgiu uma nova concepção de trabalho que modificou completamente a estrutura social e comercial da época. Ela pode ser dividida em duas épocas:

1780 a 1860: A Primeira Revolução Industrial ou Revolução do Carvão e do Ferro
1860 a 1914: A Segunda Revolução Industrial ou do aço e da eletrecidade

A Primeira Revolução Industrial passou por 4 fases:

1- MECANIZAÇÃO DA INDÚSTRIA E DA AGRICULTURA: no fim do século XVIII com a invenção da máquina de fiar, do tear hidraulico, do tear mecânico e do desencaroçador de algodão foi possível notar que mesmo se tratando de máquinas pesadas tinham uma grande superioridade em relação aos processos manuais.

2- APLICAÇÃO DA FORÇA MOTRIZ À INDÚSTRIA: A força elástica do vapor descoberta por Dénis Papin no Século XVII ficou sem aplicação até 1776, quando Watt inventou a primeira máquina a vapor. Com a aplicação do vapor às máquinas, iniciam-se grandes transformações principalmente no transporte.

3- O DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA FABRIL: Surgem as indústrias, e com ela a migração do setor agrícula para o trabalho nas fábricas surgindo assim as grandes cidades.

4- UM ACELERAMENTO NOS TRANSPORTES E NA COMUNICAÇÃO: Em 1807, através de Robert Fulton surgiu a navegação a vapor. Em 1825 surgiu a primeira estrada de ferro na Inglaterra. Morse inveta o telégrafo elétrico em 1835, em 1840 surge o primeiro selo postal, Graham Bell inventa o telefone em 1876. É possível ver o grande desenvolvimento econômico, social, tecnológico e industrial.

A segunda parte da revolução indústrial também teve suas características marcantes:

1- Substituição do ferro pelo aço.
2- Substituição do vapor pela eletricidade e derivados do petróleo como fontes de energia.
3- Desenvolvimento das máquinas automáticas e da especialização do trabalhador.
4- Crescente domínio da indústria pela ciência.
5- Grandes transformações no transporte e comunicação, em 1880 Daimler e Benz constroem automóveis na Alemanha. Em 1908 Henry Ford inicia a produção do seu modelo T. Em 1906 Santos Dumont faz a primeira experiência com o avião.
6- Desenvolvimento de novas formas de organização capitalista.
7- Expansão da Industrialização desde a Europa até o Extremo Oriente.






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