ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE
A idéia de qualidade está ligada a EXCELÊNCIA, VALOR, CONFORMIDADE e REGULARIDADE.
Qualidade não pode ser vista independente dos custos.
A qualidade deve cumprir adequação de uso: "Quanto mais o produto for capaz de cumprir a finalidade para o qual o cliente pretende utilizá-la mais elevado é a sua qualidade".
O CLIENTE É O PONTO DE PARTIDA PARA SE DEFINIR QUALIDADE.
Custos da Qualidade envolve prevenção e avaliação.
Custos da não qualidade envolve custos internos e externos.
ERA DA INSPEÇÃO: Observação Indireta do produto pelo consumidor. Produto inspecionado um a um ou aleatóriamente.
ERA DO CONTROLE ESTATÍSTICO: Observação direta do produto ao final do processo. Produto inspecionado com base em amostra.
ERA DA QUALIDADE TOTAL: Produtos definidos com base no interesse do cliente. Observação durante o processo produtivo. Qualidade garantida pelo fornecedor.
" A QUALIDADE ERA UM TRABALHO DE TODOS E ACABAVA SENDO UM TRABALHO DE NINGUÉM" Feigenbaum
A É ESTABELECIDA PELO CLIENTE E NÃO PELA DIREÇÃO!
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