Total de visualizações de página

segunda-feira, fevereiro 28, 2011

ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA

 Ainda segundo Chiavenato, o nome Administração Científica é devido à tentativa de aplicação dos métodos da ciência aos problemas da Administração, a fim de alcançar elevada eficiência industrial.

 Os principais métodos científicos aplicáveis aos problemas da Administração são a Observação e a Mesuração.

 A Escola da Administração científica foi iniciada no começo desse século por Taylor.

A OBRA DE TAYLOR



Frederick Winslow Taylor ( 1856 - 1915), nasceu na Filadélfia, EUA. Iniciou sua carreira na Midvale Steel Co., passando a capataz, contramestre até chegar a engenheiro. Nessa época se pagava por peça ou tarefa, os patrões procuravam ganhar o máximo na hora de fixar o preço da tarefa, o que fazia com que os operários reduzissem o ritmo de produção. E foi por esse motivo que Taylos começou a estudar o problema de produção.

1. PRIMEIRO PERÍODO DE TAYLOR
Corresponde à época da publicação de seu livro Shop Management ( Administração de Oficinas) em 1903 sobre as técnicas de racionalização do trabalho operário, por meio do Estudo de Tempos e Movimentos. Ele iniciou seu estudo com uma análise das tarefas de cada operário, decompondo seus movimentos e processos de trabalho, aperfeiçoando-os e racionalizando-os. De acordo com Taylos o operário médio produz menos do que é capaz e o operário mais produtivo ao perceber isso se acomoda pois recebe o mesmo salário. Surge a necessidade de se pagar mais para quem produz mais.

O ponto de partida foi a aplicação dos princípios tecnológicos de sua época ao trabalho manual. Ele identificava o trabalho a ser feito, dividia em operações individuais, designava a maneira certa de realizar cada operação, e finalmente reunia as operações na sequência que poderiam ser realizadas mais rapidamente e com maior economia de tempo e movimento.

2.SEGUNDO PERÍODO DE TAYLOR

Corresponde à publicação do seu livro Princípios da Administração Científica em 1911, quando concluiu que a recionalização do trabalho operário deveria ser acompanhada de uma estruturação geral da empresa e que tornasse coerente a aplicação dos seus princípios.

Para Taylor, as Indústrias padeciam de 3 males:

 1.Vadiagem sistemática dos operários, que reduziam a produção a cerca de um terço do normal, para evitar a redução das tarifaz de salários pela gerência. O que causa isso:
  •   A crença dos operarios de que o maior rendimento do homem e da máquina provoca desemprego.
  •   O sistema defeituoso que provoca a ociosidade no trabalho.
  •   Os métodos utilizados que fazem com que os operários desperdicem esforço e tempo.
 2. O fato da gerência desconhecer as rotinas de trabalho.
 3. Falta de uniformidade das técnicas.

Para acabar com esses problemas Taylor criou a Administração Científica, é uma evolução e não uma teoria, onde tem 75% de análise e 25% de bom senso. Para ele a implantação deve ser gradual leva um período de 4 a 5 anos, para evitar alterações bruscas.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoraria ter sugestões de assuntos!