Total de visualizações de página

quarta-feira, fevereiro 23, 2011

ABORDAGEM CLÁSSICA

ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

Síntese do Livro Teoria Geral da Administração de Idalberto Chiavenato

No início do século XX, dois engenheiros desenvolveram os primeiros trabalhos em Administração.
Frederick Winslow Taylor : Escola da Administração Científica, preocupado em aumentar a eficiência da indústria por meio da racionalização do trabalho do operário.
Henry Fayol: Teoria Clássica, preocupado em aumentar a eficiência da empresa por meio de sua organização e da aplicação de princípios gerais da Administração em bases científicas.
As idéias de Taylor e Fayol constituem as bases da Abordagem Clássica da Administração.
Escola da Administração Científica
Foi desenvolvida nos EUA a partir dos trabalhos de Taylor. A preocupação básica era aumentar a produtividade da empresa por meio do aumento de eficiência no nível operacional. É uma abordagem de baixo para cima, do operário para o gerente, e das partes para o todo. Atenção para o método de trabalho, para os movimentos necessários à execução de uma tarefa, para o tempo padrão.
Teoria Clássica
Foi desenvolvido na França com os trabalhos de Henry Fayol. A preocupação básica era aumentar a eficiência da empresa por meio da forma e disposição dos órgãos componentes da organização ( Departamentos) e de suas inter-relações estruturais. Ela é inversa a Administração Científica de cima para baixo, da direção para a execução e do todo para as partes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoraria ter sugestões de assuntos!