Total de visualizações de página

terça-feira, dezembro 10, 2013

Como Conseguir e Manter uma Empregada Doméstica

      Hoje fui recebida pela minha mãe com uma pergunta diferente, diferente mas não deixa de fazer parte do meu trabalho, COMO CONSEGUIR UMA EMPREGADA E MANTÊ-LA???
      Minha resposta: Mãe não faço ideia!!!
      Se essa pergunta fosse feita em relação a qualquer cargo eu teria a resposta na ponta da língua " sua empresa está precisando de um RH Estratégico", mas e como fazemos em relação as nossos braços direitos? Mulheres que nos ajudam, que fazem parte da rotina da nossa casa, cuidam dos nossos filhos??? 
      No dia 3 de abril entrou em vigor a Emenda Constitucional nº 72 ampliando os benefícios dessas trabalhadoras, elas agora tem direito a hora extra, a trabalhar 44h semanais, recolhimento do INSS, FGTS, enfim nada mais justo, porém isso causou um impacto em muitas famílias que não conseguem mais pagar por esse serviço.
      Ao mesmo tempo aquele que pode pagar está se tornando mais exigente, quer uma profissional e isso está nos trazendo uma nova visão sobre essa profissional que já foi tão discriminada.
      Mas será que vamos ter que contratar uma analista de RH para fazer a seleção???
     Talvez. O R&S já comprovou sua eficiência, seria uma boa opção já que agora estamos falando de uma profissional com todos os direitos e consequentemente mais cara. Avaliar o currículo já é o primeiro passo, além disso como todo o profissional podemos ter 90 dias para experiência claro tudo registrado em carteira.
     E terceirizar nós podemos??? Também seria outra opção, além de ficar mais barato em caso de falta poderia ser substituída não nos deixando na mão justamente no dia daquela reunião tão importante. 
     Com todas essas mudanças não estou mais em busca de uma pessoa que limpe a casa, mas de uma pessoa que saiba higienizar minha casa, zelar pela minha filha, ter segundo grau completo, cozinhar ( mas não só feijão e arroz), passar, ser cuidadosa com as coisas da casa, chegar no horário, não faltar, será que é pedir muito???
      Bem pelo menos quando eu falto corro o risco de perder o emprego não é? Mas o que não entendo é porque a pessoa que trabalha na minha casa ( além se ser a única na família que trabalha) é a única que tem que levar a mãe, a sogra, os 15 filhos, sobrinhos, irmã no médico???
      Conclusão, não mãe eu não tenho ideia de como conseguir ou manter uma empregada, talvez seja melhor contratar uma Analista de RH. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoraria ter sugestões de assuntos!